sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Incrível Aventura #61



Curiosidades:
- O Retorno do Capitão América - Parte Final
- Depois das tirinhas 01, 12, 36 e dessa, acho que tá bem claro porque o Aranha é um dos poucos heróis que não usa a cueca por cima da calça.
- Pra quem não conhece muito sobre o Demolidor. O jovem Matt Murdock irá perder a visão (e ganhar seus poderes) em um acidente onde ele salva a vida de um velho senhor que tentava atravessar a rua..



MSP 50

O MSP 50, álbum que reúne 50 dos maiores artistas dos quadrinhos brasileiros para homenagear os 50 anos de carreira de Maurício de Sousa, já está nas livrarias. Por que ele é tão importante? Vou repetir, simplesmente porque ele é um álbum que reúne 50 dos maiores artistas dos quadrinhos brasileiros para homenagear os 50 anos de carreira de Maurício de Sousa! Você pode ler a resenha do Universo HQ aqui, ou a do Fábio Yabu aqui pra ter uma boa ideia da grandeza desse lançamento.

No álbum, todos os artistas tiveram a oportunidade de criar uma história de até cinco páginas com qualquer personagem do Maurício que quisesse. Como resultado, temos várias histórias divertidas e emocionantes. Dentre as minhas favoritas, algumas delas se destacam pela arte, como as do Daniel Brandão, Orlandeli, a do Ivan Reis, a do Raphael Salimena e a do Renato Guedes. Muitas outras, pelo roteiro ou pela ideia inusitada da história, como as do Fido Nesti, Fabio Yabu, a sequência de tirinhas do Benett, a do Fernando Gonsales e a de Rafael Sica. Outras se destacam pelo conjunto da obra, pelo perfeito casamento entre arte e roteiro, como as histórias do Laerte, Otoniel Oliveira, Samuel Casal, Erica Awano e a do Vinicius Mitchel, minha favorita desde que eu li o álbum pela primeira vez. Sim, porque, como já disseram em algum lugar, MSP 50 é viciante. Não sei se é porque as historias são curtas, ou porque são tão diferentes entre si, mas todo tempo livre que eu tenho, eu me vejo lendo ele mais uma vez.

Tantas histórias boas são motivos mais que suficientes pra qualquer um que gosta de quadrinhos comprar um exemplar do álbum.
Mas, pra mim, o MSP 50 é mais do que isso, é mais do que boas histórias. (Tanto que eu comprei mais de um exemplar..).

O MSP 50 apresenta minha primeira história publicada.
Eu escrevi e desenhei 'Minha visão preferida', história do Chico Bento que fecha o álbum. E, desde o dia em que essa história ficou pronta e o Sidney Gusman, idealizador do projeto, me ligou minutos depois de receber ela por e-mail e me mandou ir tomar no c.. por ter feito uma história dessas, o sentimento de realização é inexplicável.

Sempre gostei de quadrinhos, eu sempre quis fazer quadrinhos, mas nunca tinha tempo pra isso. Mais ou menos no meio de 2006, eu decidi que ia largar um dos meus empregos pra me dedicar a seguir esse sonho. Fiz meu pé de meia durante um ano e meio e em 2008 comecei a fazer as tirinhas do Puny Parker pra ir aos poucos treinando nos desenhos e na linguagem dos quadrinhos. A ideia de fazer essas tirinhas era só essa, me condicionar a estar sempre produzindo e desenhando. Na época, eu colocava as tirinhas no Orkut e se eu atrasasse ou ficasse com preguiça, algum amigo meu me puxava a orelha.. Meses depois veio o blog e, no comecinho desse ano, o Puny me trouxe um convite pra participar do álbum Pequenos Heróis do escritor Estevão Ribeiro. E foi esse trabalho, ainda não publicado, que me deu a oportunidade de participar do MSP 50.


O Sidney me ligou em um sábado de manhã me convidando pra participar do projeto. Enquanto eu falava com ele no telefone eu já pensava com que personagem eu ia trabalhar e na história que eu podia fazer.. Na hora do almoço, eu já sabia qual seria o personagem da minha história e, à noite, eu já sabia qual historia eu ia contar. No dia seguinte eu já conhecia a história tão bem que nem passei o roteiro por papel. Também não fiz estudos dos personagens. Eu vivi com esse personagens minha vida toda, conhecia eles tão bem quanto meus melhores amigos, não precisava de estudos. Só fiz um rascunho rápido, um cronograma e comecei a desenhar. Uma vez desenhada e colorida, escrevi o texto nos balões de acordo com o desenho de cada quadrinho. Minha irmã ficou a tarde toda junto comigo me ajudando a escolher cada palavra.. e lá estava minha primeira história em quadrinhos pronta. Claro que não vou falar aqui do que se trata a história.. não vou dar spoilers sobre a minha primeira HQ publicada..

Afinal, hoje, essa história tá nas melhores livrarias! E eu resolvi escrever isso aqui pra tentar compartilhar com voces a alegria que é pra mim ter alcançado isso, dessa maneira, tão rápido.


Valeu gente!

Vitor Cafaggi


Amazing Adventure #61

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Incrível Aventura #60



Curiosidades: - O Retorno do Capitão América - Parte 3
- Dentro da comunidade dos super heróis, podemos destacar dois deles como sendo amigos mais próximos do Aranha. O Tocha Humana do Quarteto Fantástico e o Demolidor.
O Demolidor (ou Matt Murdock) foi criado por Stan Lee e Bill Everett em 1964. De lá pra cá, grandes escritores e desenhistas já trabalharam com o personagem. E provavelmente o mais marcante deles tenha sido Frank Miller.
Frank Miller é bastante conhecido por trabalhos como Batman - O Cavaleiro das Trevas, Sin City e 300 de Esparta.. mas antes disso tudo ele teve uma fase realmente marcante desenhando e escrevendo o Demolidor. Dois dos grandes momentos da carreira de Miller foram escrevendo o personagem nas histórias A Queda de Murdock e Demolidor- O Homem Sem medo.
Tá, tudo bem, ele já fez suas lambanças em Batman- O Cavaleiro das Trevas 2 e no filme do Spirit.. mas, pelo conjunto da obra, o estilo Miller de escrever e desenhar é homenageado nessa tirinha através da narração em off do pequeno Matt Murdock e no contraste bem marcado entre claro escuro no desenho da tira.

Amazing Adventure #60

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Incrível Aventura #59



Curiosidades:
- O Retorno do Capitão América - Parte 2
- Semana que vem eu falo mais sobre esse misterioso garoto que está observando nosso herói.. quem será ele..?

Amazing Adventure #59

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Incrível Aventura #58



Curiosidades: - O Retorno do Capitão América - Parte 1
- Eu só reparei isso quando a tirinha já tava pronta, mas olha como que cada fileira de quadrinhos dela funcionaria como uma tirinha individual.. ela ficou tipo uma tirinha 3 em 1..
- Finalmente eu dei nome aos 'capangas' do Flash Thompson. Tá, eu admito que quando desenhei os dois pela primeira vez eu nem pensei nisso mas, hoje, eles são Jason Ionello (um personagem que tinha um certo destaque na revista Untold Tales of Spider-Man) e Kevin McFarlane, o Kong (aquele grandão) da revista Ultimate Spider-Man e do desenho The Spectacular Spider-Man!
- Colori o Flash furioso dizendo 'Matem o Capitão América!!' de vermelho pra ele ficar mais parecido com um famoso inimigo do Capitão.
- Vários diálogos nessa tirinha são parecidos com diálogos do primeiro filme do Aranha.
- E parece que o Flash prestou bastante atenção nas sábias palavras do JJ Jameson na tirinha #50..

Amazing Adventure #58